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Comunicação em condomínio: Desafio pós-pandemia


Quando pensamos em comunicação interna, associamos a comunicados e publicações de mural, mas a comunicação interna no condomínio vai muito além. É exigido dedicação e planejamento para que possa ser transparente, objetiva e eficaz. Desta maneira, você garante a entrega de informações claras, concisas e corretas.


Quem nunca leu um comunicado e ficou sem entender do que realmente se tratava? Ou saiu de uma assembleia sem ter clareza das decisões?


Síndico (a), ter uma estratégia de comunicação interna no condomínio é essencial para sua gestão. Afinal, um diálogo aberto e claro entre síndico, profissionais e moradores é fundamental para inspirar confiança e alcançar uma gestão mais eficiente.


Ao implementar uma comunicação interna no seu condomínio, os ganhos mais nítidos são: a melhoria do convívio entre todos, otimização do tempo do síndico (a), que é menos solicitado para esclarecimentos, e até o aumento na segurança do condomínio, uma vez que as regras estão bem compreendidas pelo coletivo.


Comunicação interna: Desafio pós-pandemia


A pandemia trouxe novos hábitos e desafios. O risco de contágio levou à criação de regras mais adequadas ao contexto.


Restrições ao uso das áreas comuns, determinações para se usar máscaras em áreas públicas, instalação de dispositivos com álcool em gel, tudo precisa ser comunicado corretamente. São mudanças de rotina que podem gerar resistência em alguns moradores. Para evitar mal-entendidos, procure fazer a comunicação de forma direta, transparente e respeitosa.


Pandemia e suas restrições


Um dos modos mais tradicionais de comunicação em condomínios são os avisos colados em áreas coletivas. No entanto, esses espaços, como elevadores e halls de entrada, perderam eficiência com as restrições relacionadas ao coronavírus.

Se a baixa circulação dos moradores prejudica a divulgação de comunicados coletivos, existem outras soluções podem viabilizar a disseminação da mensagem.


Pensou em redes sociais, como WhatsApp ou grupos do Facebook? É uma alternativa, mas não recomendamos esses canais como meios oficiais. É difícil controlar o fluxo de mensagens. Comunicados importantes podem se perder no meio de mensagens pouco ou nada relevantes para o convívio coletivo.


Sendo assim, o que esperar da comunicação interna no condomínio?


  • Mais clareza na gestão

  • Menos conflitos

  • Mais tempo para o (a) síndico (a)

  • Mais agilidade nas decisões importantes do condomínio

  • Ganho de autoridade para o (a) síndico (a)

  • Aumento da confiança dos condôminos

  • Maior adesão a propostas inovadoras


Quais ferramentas posso utilizar na comunicação interna?


O Trello e a Asana são bons aplicativos que permitem que você liste tarefas e monte um calendário com as ações a ser feitas.


O Formulários Google pode ser usado para fazer pesquisas entre os condôminos e receber feedbacks sobre temas, levantando informações antes mesmo das assembleias, por exemplo.


Também temos o Google Agenda que pode ser uma maneira de deixar claro os próximos passos e eventos do condomínio. Esta agenda pode ser compartilhada entre todos, que poderão consultá-la tanto de computadores como de seus celulares.


Logo, conclui-se que:


Uma boa troca de informações possibilita que ideias inovadoras deixem de ser pensamentos isolados e passem a fazer parte de um conhecimento maior, apto a transformar relações e projetos.


Um ótimo motivo para separar as centenas de notificações do WhatsApp das informações que de fato importam, não é mesmo? Não deixe para depois: planeje a comunicação interna no condomínio agora mesmo.


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